domingo, 11 de maio de 2008

Ufanismo internacional

O jornal inglês The Guardian publicou ontem uma matéria sobre o Brasil, anunciando que "o país do futuro havia finalmente chegado". Sob o título original The country of the future finally arrives, o artigo propaga o otimismo gerado pela recente série de triunfos alcançados pela economia nacional.

Garotinha carioca: foto ilustrativa - por Douglas Engle/AP


O correspondente Tom Phillips destaca o papel econômico das exportações e descobertas de petróleo, ao afirmar que "o gigante da América do Sul está acordando". A matéria aborda uma série de mudanças que ocorreram após a superação de "várias crises políticas e 21 anos de regime militar", que restringiam o enorme potencial de crescimento do país.

Ele inicia a matéria entrevistando brevemente o prefeito de Guaratã do Norte, no estado do Mato Grosso, cuja empolgação com o plantil da soja serve para ilustrar o efeito positivo do alto preço das commodities na agricultura nacional. O mesmo entusiasmo é compartilhado pelo o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que é citado apontando o Brasil como líder mundial na produção de carne, café, açúcar, sucos de frutas, e segundo na produção de grãos. O alavancamento no lucro das exportações nacionais é assim resumido:

De laranjas e minério de ferro a biocombustíveis, as exportações brasileiras estão disparando, criando uma nova geração de magnatas. O clube de milionários brasileiros cresceu de 130.000, em 2006, para 190.000 no ano passado - um dos ritmos mais rápidos do mundo, de acordo com um estudo do Boston Consulting Group.

A matéria ainda destaca o ótimo desempenho da Bovespa (apesar da instabilidade no cenário internacional), a conquista do Grau de Investimento e a valorização do Real em relação ao Dólar por nove anos seguidos. Além de citar, é claro, as sucessivas descobertas de petróleo que fizeram o presidente Lula (que ele chama de Sheikh) declarar que "Deus é brasileiro".

Ao final, o ufanismo dá lugar ao questionamento inevitável sobre a capacidade do Brasil continuar crescendo no futuro. Pois, apesar dos enormes avanços econômicos, a infra-estrutura e o sistema educacional do país ainda são sub-desenvolvidos. Além disso, não existe garantia de que os preços das commodities vão se manter neste patamar elevado.

16 comentários:

gabi disse...

é um assunto que a apopulação faz paracer dificill!adorei a ilustração.

Eu? disse...

Também acho, que é difícil de acreditar nisso.
Mais fazer o que, é o país onde eu vivo.

Daniel disse...

Eu estaria preocupado se as pessoas estivessem comentando no meu blog sem ler nem ao menos o primeiro parágrafo do post... mas você não seriam estúpidos a esse ponto, seriam? ;)

Thaíssa Vasconcelos disse...

Você fala "Apesar do Português" como se eu tivesse cometido erros gravíssimos da nossa língua, tanto quanto aqueles que a gente vê por esse meio.

Infelizmente escrevi com certa pressa, estou indo consertar os defeitos que acabei por ver aqui, valeu pelo toque... mas achei bem esquisito, nunca fui de escrever errado, tenho um bom vocabulário.

Esses jornalistas...hahaha


Abraço, sucesso!

Tica disse...

Opaaa a griga falando bem do Brasil hahaha... Mas tbem né até a Globo tá tendo q da o braço a torce com relação ao crescimento do Brasil

Lula muitos podem não gosta mais ele ainda vai fica na historia como o melhor presidente desse país... Certo q tem muitas coisas a melhora mais da um desconto né... O nosso pais tem um atraso é de 500 anos...


Bjokas otimo blog

Euzer Lopes disse...

O caminho é esse.
Só falta, para atravessar essa estrada mais rápida, é que os governantes e políticos de um modo geral tenham VERGONHA NA CARA.

Thaíssa Vasconcelos disse...

Desculpe-me também, Daniel, por me intrometer aqui no teu espaço para te responder.

Eu sei como é isso, existem dias em que qualquer vírgula colocada em um lugar errado, ou qualquer acento gráfico "engolido", me salta aos olhos de uma forma gigantesca.

Fiquei achando esquisito, eu sei que às vezes cometo uns erros de concordância (não tãaao graves a olho nu), outras vezes abuso do uso do gerúndio, e o mais comum, por digitar rápido e não usar frequentemente a correção do texto, deixo uma letra sair do seu devido lugar... mas apesar de tudo isso, não escrevo errado, não cometo grandes abusos à língua, como eu costumo ver por aqui na blogosfera, sem contar que eu achei seu comentário muito parecido com um ataque, primeiro crítica forte ao português, a frase, e justo hoje que eu estou sensível...como assim??? hahaha

Mas tudo bem, no mais não fiquei chateada não, consigo aceitar críticas, embora passe alguns poucos segundos enfurecida...haha

abraço!

Thaíssa Vasconcelos disse...

Leia-se FOTO no lugar de FRASE, no final.

Gregory Vancher disse...

É bom saber que a riqueza e o crescimento do nosso país está sendo reconhecido por outros países. Aqui,nós damos muito mais ênfase aos defeitos do que às qualidades. Muita coisa ainda precisa ser fieta no Brasil mas, é bom ter um reconhecimento de que estamos (pelo menos tentando chegar) no caminho certo.

http://clik.to/otherside

Bia Mecânica disse...

O Lula deve ter pago esse cara para publicar isso. xD

Elton D'Souza disse...

O Brasil tem evoluido em algun pontos, principalmente em relação a econômia. mas como já foi dito na própria reportagem, a educação, saúde e os outros setores públicos tem muito a melhorar.

http://cienanosdesolead.blogspot.com/

K. disse...

Eu acho que tem muita gente lombrada por aqui. Veja essa menina thaissa por exemplo, a menina se queixa porque você reclamou do portugues dela, provavelmente escreveu o comentario réplica com todo um cuidado como quem escreve a redação do vestibular, e no finzinho confunde jesus com genésio trocando fotos e frases que caracterizam a sua mente que frita ao som de amy winehouse e que não necessariamente sabe falar portugues, ou fala com tanto cuidado que faz cacá.
Sobre a Bruzundanga, o futuro realmente já chegou, mas ele está hospedado num hotel de 5 estrelas no Leblon, tomando água de côco e espiando os gostosões e as gatchênhas do calçadão (ok, o futuro é bi). Quando ele chegar aqui na favela eu aviso.

Pira-pirou disse...

"O Brasil tem evoluido em algun pontos, principalmente em relação a econômia". Tipo assim "eu leio a veja, acho que posso comentar no blog desse aparente expert em economia sem passar vexame".

Eu quero Gonzar!

Rodrigo Colares disse...

avanti brasileee!!!


(o cara é celebridade mesmo!)

Unknown disse...

Pois é, o Brasil está acordando, e é bom acordar bem rapidinho, pois com todo esse crescimento, o mundo todo volta os olhoa para nós.

Esse crescimento tem que ser de fato, para todos os brasileiros, sem exclusão. E espero que o Brasil consiga manter esse ritmo.

Foto linda!

Daniel Augusto disse...

....


¬¬"


queria ler q a distribução de renda está mais justa...

e q a crise sobre os alimentos é uma realidade a ser encarada...



bye

^^"

ótimo blog...