sábado, 10 de maio de 2008

Nostalgia gigantesca

Kyle Downes é um geek australiano fissurado em video-games que se tornou uma celebridade instantânea da Internet por conta do seu projeto de macenaria. Trata-se de uma mesa de café, baú e controle gigante de Nintendo 8-bits (NES), que ligado ao video-game permite controlar os jogos.

Três usos dessa obra prima funcional:

Mesa de café


Baú de tralhas (de video-game, claro)


Controle gigante (veja o vídeo dele em ação)


Talvez seja porque passei boa parte da infância jogando Nintendo 8-bits (que ainda guardo de lembrança), ou mesmo porque já finalizei Super Mario Bros. 3 algumas dezenas de vezes, mas eu achei a idéia genial. :)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Intifada digital enciclopédica

Hoje foi um dia cheio para o Estado de Israel. Além das festividades religiosas, churrascos e exibições militares - tradicionais nas comemorações dos 60 anos de criação do país -, o premiê israelense Ehud Olmert ameaçou deixar seu cargo caso seja efetivamente indiciado por corrupção. Segundo investigações, ele teria aceito dinheiro ilícito de investidores americanos quando era prefeito de Jerusalém.

Premiê israelense Ehud Olmert: Um brinde à tensão política


A festa ficou ainda mais tensa depois da publicação de um artigo no jornal inglês Telegraph.co.uk, veiculando declarações de um internauta palestino editor do site Wikipedia, acusando a existência de um grupo pro-Israel, intitulado Comitê para Exatidão em Reportagens do Oriente Médio na América (em inglês Accuracy in Middle East Reporting in America, ou CAMERA), que estaria convocando voluntários para editar os artigos do site com informações a favor do Estado israelense.

O site enciclopédico permite que usuários cadastrados façam a edição comunitária dos seus artigos, que posteriormente passa por um grupo de editores específico do assunto. Com seu o crescimento e a popularização, o site gera acalorados debates sobre a precisão e veracidade nos verbetes dos mais diversos assuntos. A assessoria do site emitiu a seguinte nota livremente traduzida:

A Wikipedia é baseada na edição aberta e transparente, em uma atmosfera de respeito mútuo entre os editores (...) Este objetivo é fundamentalmente incompatível com a criação de um grupo privado que coordena sub-repticiamente a edição da Wikipedia por indivíduos alinhados ideologicamente.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Justiça seja feita

Hoje bem que poderia ter sido ponto facultativo para os apresentadores da Globo News. Entre a transmissão do depoimento da ministra Dilma Rousseff na Comissão de Infra-estrutura (CI) no Senado e a novelística prisão preventiva do casal Nardoni, sobrou pouco tempo para o resto.

A participação da ministra da Casa Civil na comissão, que era exigida por membros da oposição e alardeada na mídia há mais de um mês, estendeu-se por longas nove horas. Começou pela manhã e atravessou a tarde, cancelando todas as outras sessões do Senado por falta de quorum.

Ministra Dilma Rousseff em seu depoimento


Ela demonstrou sua famosa destreza técnica ao divulgar os projetos do PAC, arrancou aplausos ao responder o senador Agripino Maia sobre sua resistência à ditadura militar e esquivou-se das acusações de ordenar a criação do dossiê sobre os gastos de FHC, afirmando mais um vez tratar-se de um banco de dados.

Para mim, o ponto decisivo do debate foi quando a réplica do senador Álvaro Dias demonstrou toda a ineptidão do oposicionistas. Ao repetir sua comparação irônica do jogo de palavras feito pela ministra com o novilíngua do livro 1984, em uma piada que provavelmente está ensaiando desde que soube da existência do documento, não conseguiu pronunciar corretamente o nome do autor inglês George Orwell. O senador tenta remendar o erro se associando ao popular presidente Lula, que ele tanto tenta ridicularizar nas sessões televisionadas.

Ao final do depoimento, as opiniões dos dois lados obviamente divergiram. Senadores oposicionistas definiram a participação da ministra como evasiva, insegura e complicada. Ao passo que governistas julgaram seu desempenho positivo como mais um avanço em direção à sua nomeação para candidatura à presidência em 2012.

E logo em seguida à transmissão da Comissão de Infra-estrura, o canal de TV exibiu durante mais de quatro horas imagens ao vivo da antecipada prisão preventiva de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Depois de transmitir todo o translado das viaturas e a tumultuada chegada do casal à delegacia, as notícias sobre o aumento da inflação e a queda da Bovespa pareciam quase irrelevantes.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Aniversário da morte do homem de 256 anos

Hoje é o aniversário da morte de Lin Ching-Yun, mestre taoísta, herbalista e artista marcial chinês. Considerado por muitos a pessoa que alcançou mais tempo de vida no mundo.

Li Ching-Yun em 1927, na residência do General Yang Sen


Em um obituário emitido em 6 de maio de 1933, o jornal The New York Times afirma que ele teria morrido com incríveis 256 anos, após ter enterrado 23 esposas e gerado 180 descendentes.

De acordo com seus próprio cálculos, Ching-Yun nascera em 1736, totalizando à época de sua morte 197 anos de existência. No entanto, uma pesquisa realizada em 1930 pelo reitor da Universidade de Chengtu, Professor Wu Chung-chieh, revela que o Governo Imperial Chinês emitiu em 1827 uma carta congratulando um súdito chamado Li Ching-Yun, que estaria completando 150 anos naquela data. Caso se trate do mesmo Li Ching-Yun, este teria 256 anos completos em 1933.

Em ambas as contas o mestre Li Chung-Yun supera (e muito) o recorde de longevidade humana, detido atualmente pela francesa Jeanne Calment. Ela viveu durante 122 anos e 164 dias, até sua morte em 1997.

Nascido na cidade de Szechuan, onde veio a falecer, Li Ching-Yun contava para curiosos e clientes de suas poções sobre as inúmeras viagens que fazia desde criança pela Ásia, em busca de ervas e métodos para alcançar a longevidade.

Quando interrogado sobre seu segredo pelo comandante militar Wu Pei-fu, ele respondeu taxativo:
"Mantenha um coração tranquilo, sente-se como uma tartaruga, ande vigorosamente como um pombo e durma feito um cão."

Um dos seus discípulos mais famosos foi o mestre taoísta chinês naturalizado brasilero Liu Pai Lin, para quem repassou seus conhecimentos milenares sobre o Vazio (Wu Wei).

Liu Pai Lin, mestre taoísta naturalizado brasileiro


Liu Pai Lin é famoso por possuir uma foto rara do seu professor, pouco conhecida no ocidente, onde ele exibe suas distintas unhas de 15 centímetros.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pixel vivo

Pixel art continua sendo uma das vertentes de arte digital mais populares atualmente. Trata-se de imagens com baixa resolução, buriladas com esmero no seu nível mais fundamental (o pixel). E por vezes originam complexos mosaicos, ricos em técnicas e detalhes (clique nas imagens para vê-las maiores).

pixel_corcovado - por Thiago Mano


Celebrando a nostálgica hype, o site de design Smashing Magazine postou hoje dezenas de links. Eles levam a obras não apenas digitais, mas também diversas mídias analógicas (como brinquedos, sofás e tatuagens).

Campanha da Sky TV - Por Sabrina Eras + UP Ilustração


P.S.: Se você se empolgou muito com este post, a ponto de decidir aprender pixel art, segue uma lista de tutoriais para iniciantes em português: 1, 2, 3.

domingo, 4 de maio de 2008

Fantástica Fábrica de Monstros

Dave Devries é um ilustrador profissional, acostumado a desenhar os super-heróis que admirava em sua infância, como o Homem-Aranha, Wolverine ou Hulk. Mas a inspiração para o seu trabalho mais original veio dos rabiscos infantis de sua sobrinha.


O entusiasmo foi tanto que ele passou a fazer renderizações artísticas de desenhos feitos por várias crianças, dando origem a um livro e um site chamados The Monster Engine. Lá você pode conferir uma galeria de monstros, super-heróis ou simplesmentes rabiscos feitos pelas crianças e suas contra-partes mais técnicas refeitas pelo artista.