sábado, 24 de maio de 2008

Preso acusado de homicídio que ameaçou a vítima pelo Orkut no Ceará

Policiais militares de Fortaleza prenderam ontem José Freitas da Silva, de 19 anos, acusado de participar de um assassinato que ele havia anunciado na página de Orkut da vítima. O adolescente Jonas de Sousa Alves, 16, foi fuzilado por quatro atiradores na Favela do Plástico, onde ele morava com a família.

A polícia informou que Jonas, conhecido como Bebê, teve sua bicleta roubada na semana passada por membros de uma gangue da Favela do ABC, localizada ao lado da sua. Ele prestou queixa e um dos acusados chegou a ser detido por uma patrulha do Ronda do Quarteirão, que o levou para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). José Freitas da Silva foi solto na quarta e, depois de escrever um scrap ameaçando Jonas, cometeu o crime por volta do meio-dia de ontem. Os outros três acusados foram identificados, mas continuam foragidos.

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Besouro brasileiro reflete o futuro da computação

O Lamprocyphus augustus é uma espécie rara entre os insetos coleópteros que habitam da Floresta Amazônica. A disposição das escamas na sua carapaça faz com que a luz que reflete nela tenha sempre o mesmo tom de verde, independente do ângulo em que seja observada.

Este fenômeno é conhecido como iridescência e considerado atualmente como a chave para criação de microprocessadores ópticos ultravelozes, que usam luz em vez de elétrons para realização de cálculos e operações.

Lamprocyphus augustus / Copyright 2003 - Barbara Strnadova


Pesquisadores de bioquímica da Universidade de Utah analisaram a estrutura das escamas do besouro, na tentativa de construir um dispositivo que permita controlar a passagem dos feixes de luz - conhecido como "cristal fotônico". Em um trabalho publicado neste mês, os cientistas americanos revelaram que a carapaça do inseto é composta por moléculas de quitina dispostas na forma de diamante. Um dos co-autores do estudo, Michael Bartl, afirma que a descoberta pode ser um passo fundamental no desenvolvimento dos novos processadores, mas alerta que eles serão construídos a partir de materiais semicondutores - e não com as escamas destes insetos.

Os processadores atuais possuem diversas limitações devido à sua natureza eletrônica. Além de gerar calor, a passagem dos elétrons exige uma superfície como meio físico: as velhas placas de circuito integrado, popularmente conhecidas como chips. O uso da luz no processamento de dados possibilitaria a criação de um circuito tridimensional, pois feixes de fótons podem ser cruzados sem gerar interferência. Computadores com processadores ópticos teoricamente podem calcular em algumas horas o que os atuais processadores multi-núcleos levariam meses, sem nem esquentar muito com isso.

Fonte: Wired

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Google Sites para todos

O Google liberou ontem o acesso ao Google Sites, que permite a criação páginas para Web com apenas alguns cliques de mouse. A interface amigável da nova aplicação facilita o compartilhamento direto de informações, agendas, documentos, fotos, vídeos, etc.


Qualquer pessoa com uma conta no Google tem acesso livro ao Google Sites, basta logar aqui. O novo serviço também oferece hospedagem grátis, no endereço http://sites.google.com/nomedosite

Vídeo explicativo (em inglês):


Fonte: Google Blog

terça-feira, 20 de maio de 2008

A democracia russa e o pênis voador

O legendário ex-campeão de xadrez e atual ativista político russo, Garry Kasparov, fazia um discurso de conciliação para uma platéia formada por forças opostas do Kremlin, quando foi interrompido abruptamente por um pênis voador que invadiu a sala em pleno vôo.



A platéia, que era formada de liberais e ativistas até antigos comunistas, esboçou reações diversas ao membro invasor, mas todos voltaram ao silêncio cerimonial depois que o assessor de Kasparov derrubou com força o pênis voador.

Retomando a palavra, Kasparov declara em russo: "Eu acho que devemos ser gratos à demonstração da oposição do nível de discurso que devemos antecipar. Aparentemente, a maioria dos seus argumentos parecem estar localizados abaixo do cinto". Alguém da platéia grita, "finalmente o poder político mostra sua face!" ao que Kasparov responde "bem, se essa é sua face.." e a platéia cai no riso.

Fonte: The Times of India (via Sharenator)

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Google dedura usuário do Orkut na Índia

Um técnico de informática indiano foi preso neste final de semana em seu país, acusado de postar mensagens de conteúdo difamatório e vulgar sobre a compatriota e líder política Sonia Gandhi, em uma comunidade do Orkut intitulada "I hate Sonia Gandhi" (Eu odeio Sonia Gandhi).

Sonia Gandhi durante conferência em Nova Delhi, Índia
Foto de Shailendra Pandey/Tehelka


O especialista em TI, Rahul Krishnakumar Vaid (22), foi indiciado com base no Código Penal indiano e no Ato de Tecnologia da Informação. Ele teve sua identidade revelada à polícia local pelo Google, companhia responsável pelo site de relacionamentos Orkut.

A assessoria do site informou hoje que mantém sob sigilo a identidade dos seus usuários, mas colabora quando leis e procedimentos locais exigem informações sobre determinados suspeitos.

O governo da Índia permite que os cidadões critiquem (ou mesmo odeiem) publicamente seus políticos. O crime cometido neste caso foi a difamação pública de outro cidadão, que independe da sua profissão. Rahul Vaid ficará sob custódia policial até o dia 21 de maio. Se for julgado culpado, poderá pegar até cinco anos de prisão.

Fonte: ExpressIndia (via Ars Technica)

domingo, 18 de maio de 2008

Por uma blogosfera mais bonita

De que adianta poder postar qualquer coisa na web se o seu blog é feio? Você acha a lista original de modelos limitada, mas se assusta com a vastidão e tosquisse das alternativas pesquisadas no Google?

Logo via: Zuneo.fr


Talvez seja mais fácil achar o design perfeito entre algumas seleções de templates para Blogger - ou Blogspot, como queiram:

Mashable (70 templates pós-modernos, ou web 2.0)

BTemplates (Os melhores, separados por tipo)

Templates Novo Blogger (Feitos por uma blogger brasileira)