quarta-feira, 14 de maio de 2008

Paradoxos políticos no Planalto Nacional

Em visita hoje ao Palácio do Planalto, a chanceler alemã, Angela Merkel, comentou sobre a polêmica saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Ela elogiou a colega (Merkel já dirigiu o mesmo ministério na Alemanha) e ressaltou sua importância na comunidade internacional de defesa ambiental.

Chanceler alemã Angela Merkel em visita ao Brasil


A chanceler também lamentou a renúncia de Marina e afirmou que o fato poderia ser interpretado como um sinal de alerta, mas se disse tranquilizada ao saber que, quem quer que seja o novo ministro, o governo planeja manter suas políticas ambientais.

Reside aí o Paradoxo de Merkel:

Se a saída da ministra em protesto à política ambiental do governo é um sinal de alerta, como pode o anúncio de manutenção dessa política ser tranquilizante?

A visita de Angela Merkel ao Brasil tem como pauta principal a discussão acerca dos biocombustíveis. A Alemanha é o país europeu que mais investe em fontes de energia alternativas, mas vetou recentemente um projeto de aumentar de 5 para 10% a adição de etanol à gasolina no próximo ano. A iniciativa visava a antecipação do plano da União Européia de implantar essa proporção nos seus países até 2020.

Lula taxou de "meias verdades" e interesses "eminentemente" comerciais os argumentos contrários à produção de etanol e biocombustíveis em geral, que estão sendo apontados por alguns críticos como responsáveis pelo aumento mundial no preço dos alimentos.

Presidente Lula em declaração aos repórteres internacionais


Ele também censurou a "hipocrisia" dos políticos que assinaram o protocolo de Kyoto, acusando-os de fazer "ouvido de mercador", por saberem que as emissões de gás carbônico advém do uso do petróleo como combustível. E terminou sua declaração aos repórteres internacionais afirmando que, quando eles voltarem ao país daqui a dez anos, o presidente do Brasil será chamado de Sheik do petróleo.

A dupla distorção da lógica no Paradoxo de Lula é um pouco mais extensa, mas mesmo um aluno medíocre do Ensino Médio é capaz de identificar sua contradição:

Tratando-se o etanol de um tipo de hidrocarboneto, sua queima não resulta na produção do mesmo gás carbônico que o protocolo de Kyoto visa coibir?

E mais:

Se o Brasil está prestes a ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo, como pode o Sheik criticar a hipocrisia dos seus consumidores?

terça-feira, 13 de maio de 2008

Dia de Fátima em Fortaleza

Hoje é comemorada a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Na cidade de Fortaleza, a maior celebração ocorre na Igreja de Fátima, localizada no Bairro de Fátima, defronte à avenida 13 de maio.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza/CE


Dentro do átrio da igreja


Uma operação de trânsito montada desde as 4h da manhã controla o acesso ao local e bloqueou o tráfego na via que separa a igreja da Praça Pio IX duas vezes, do meio-dia às 14h e de 18h30 até o fim da passagem de uma procissão, que segue por um trecho interditado na cidade. O fluxo dos milhares de fiéis atrai os vendendores para a praça:

Vendedor na Praça Pio IX, em frente à igreja


Estátua da santa - Foto tirada por Helena Marc


A data comemorativa também ajuda nas arrecadações do dízimo pela congregação da igreja:

Membro da congregação passa pedindo colaborações

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Google promete nova revolução na Web

Foi anunciado hoje o lançamento do Friend Connect, o novo serviço do Google que transforma qualquer site comum da Internet em uma rede social, como o Orkut ou MySpace.

De acordo com o comunicado, qualquer pessoa pode incorporar o acesso ao Friend Connect em seu site, pois ele não requer nenhum conhecimento de programação. Basta escolher a função a ser adicionada, copiar o código fornecido e colar no seu site.

Para instalar o Friend Connect em qualquer site bastam alguns cliques


As funcionalidades iniciais incluem: adição de usuários à lista de amigos, envio de convites, galeria de membros, postagem de mensagens e resenhas, além de aplicativos terceirizados do OpenSocial.

Sites normais ganharão funcionalidades do Orkut


O Friend Connect pode ser considerado uma resposta inovativa e revolucionária ao crescimento de redes sociais, como o Facebook e MySpace (avaliados em bilhões de dólares), e pode representar uma superação até mesmo do Orkut (que também é provido pelo Google).

Enquanto o Facebook e o MySpace são redes sociais muito compartimentalizadas, onde o usuário só interage dentro de comunidades específicas, o Orkut só conseguiu se popularizar (e muito) em alguns países específicos - como o Brasil, a Índia e Estônia.

O Friend Connect promete revolucionar a forma como as pessoas se socializam exatamente pela falta de barreiras. Mas será que o Google vai conseguir disseminar a implantação desta novidade em uma rede tão vasta e complexa como a Internet em si?

domingo, 11 de maio de 2008

Ufanismo internacional

O jornal inglês The Guardian publicou ontem uma matéria sobre o Brasil, anunciando que "o país do futuro havia finalmente chegado". Sob o título original The country of the future finally arrives, o artigo propaga o otimismo gerado pela recente série de triunfos alcançados pela economia nacional.

Garotinha carioca: foto ilustrativa - por Douglas Engle/AP


O correspondente Tom Phillips destaca o papel econômico das exportações e descobertas de petróleo, ao afirmar que "o gigante da América do Sul está acordando". A matéria aborda uma série de mudanças que ocorreram após a superação de "várias crises políticas e 21 anos de regime militar", que restringiam o enorme potencial de crescimento do país.

Ele inicia a matéria entrevistando brevemente o prefeito de Guaratã do Norte, no estado do Mato Grosso, cuja empolgação com o plantil da soja serve para ilustrar o efeito positivo do alto preço das commodities na agricultura nacional. O mesmo entusiasmo é compartilhado pelo o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que é citado apontando o Brasil como líder mundial na produção de carne, café, açúcar, sucos de frutas, e segundo na produção de grãos. O alavancamento no lucro das exportações nacionais é assim resumido:

De laranjas e minério de ferro a biocombustíveis, as exportações brasileiras estão disparando, criando uma nova geração de magnatas. O clube de milionários brasileiros cresceu de 130.000, em 2006, para 190.000 no ano passado - um dos ritmos mais rápidos do mundo, de acordo com um estudo do Boston Consulting Group.

A matéria ainda destaca o ótimo desempenho da Bovespa (apesar da instabilidade no cenário internacional), a conquista do Grau de Investimento e a valorização do Real em relação ao Dólar por nove anos seguidos. Além de citar, é claro, as sucessivas descobertas de petróleo que fizeram o presidente Lula (que ele chama de Sheikh) declarar que "Deus é brasileiro".

Ao final, o ufanismo dá lugar ao questionamento inevitável sobre a capacidade do Brasil continuar crescendo no futuro. Pois, apesar dos enormes avanços econômicos, a infra-estrutura e o sistema educacional do país ainda são sub-desenvolvidos. Além disso, não existe garantia de que os preços das commodities vão se manter neste patamar elevado.