quinta-feira, 8 de maio de 2008

Intifada digital enciclopédica

Hoje foi um dia cheio para o Estado de Israel. Além das festividades religiosas, churrascos e exibições militares - tradicionais nas comemorações dos 60 anos de criação do país -, o premiê israelense Ehud Olmert ameaçou deixar seu cargo caso seja efetivamente indiciado por corrupção. Segundo investigações, ele teria aceito dinheiro ilícito de investidores americanos quando era prefeito de Jerusalém.

Premiê israelense Ehud Olmert: Um brinde à tensão política


A festa ficou ainda mais tensa depois da publicação de um artigo no jornal inglês Telegraph.co.uk, veiculando declarações de um internauta palestino editor do site Wikipedia, acusando a existência de um grupo pro-Israel, intitulado Comitê para Exatidão em Reportagens do Oriente Médio na América (em inglês Accuracy in Middle East Reporting in America, ou CAMERA), que estaria convocando voluntários para editar os artigos do site com informações a favor do Estado israelense.

O site enciclopédico permite que usuários cadastrados façam a edição comunitária dos seus artigos, que posteriormente passa por um grupo de editores específico do assunto. Com seu o crescimento e a popularização, o site gera acalorados debates sobre a precisão e veracidade nos verbetes dos mais diversos assuntos. A assessoria do site emitiu a seguinte nota livremente traduzida:

A Wikipedia é baseada na edição aberta e transparente, em uma atmosfera de respeito mútuo entre os editores (...) Este objetivo é fundamentalmente incompatível com a criação de um grupo privado que coordena sub-repticiamente a edição da Wikipedia por indivíduos alinhados ideologicamente.

3 comentários:

Ufo Brasil disse...

Maldita evolução kkkkkkkkkkkkkk

legal seu blog

http://www.rangervermelho.blogspot.com/

Quem sou eu? disse...

Eu não entendo muito o porque da wikipedia permitir que seues textos sejam editados por qualquer pessoa, eu fico até receosso em buscar algo nesse site, ainda mais agora. Corrupção é foda, há em todos os lugares e pelo jeito a impunidade também.
"inté".

parabéns pelo seu blog.

Quem sou eu? disse...

Mas isso não acaba botando em cheque a veracidade do conteúdo?
É isso que eu quis dizer, mas acho que não,devem manter vista grossa.